AMAR.SE
Quando fiz 30 anos estava tentando me recuperar de uma separação e juntar os caquinhos que haviam sobrado da antiga Eu. Mas a luz no fim do túnel só apareceu quando resolvi largar tudo o que era conhecido e mudar com minha filhinha para Belo Horizonte. Eu entendi que precisava de um ambiente completamente novo para reorganizar nossa vida.
A questão é que, depois de um ato de coragem precisei encarar a rotina diária: trabalho, comida, escola, dores de barriga, pouca ou nenhuma grana, dar atenção e carinho para minha pequena depois de um dia de cão e cair na cama exausta rezando para ter um sono reparador. E a verdade é que mesmo no meio da batalha que essa escolha exigiu eu não parava de pensar que precisava me cuidar, porque meu “vigor-furacão” não duraria para sempre e toda essa demanda fisica e emocional iria abalar minha saúde mais cedo do que tarde.
Bom, como eu não podia pagar médico e muito menos clínica de estética, sabia que o jeito era pesquisar sobre o que precisaria fazer para manter minha saúde. Só que tinha que fazer isso, sem grana … e sem google! 😲
A solução foi virar seguidora – acho mais honesto dizer – “perseguidora” de eventos gratuitos: palestras sobre alimentação, respiração, maquiagem, massagem, meditação, musculação corporal e facial… teve mais coisas, mas vou parar por aqui. O fato é que em pouco tempo eu tinha material pra montar uma biblioteca, e me dei conta de que precisava organizar tudo isso numa rotina, um esquema que fosse fácil de lembrar e aplicar.
Foi assim que o método AMAR.SE nasceu e tem me ajudado a cuidar de mim. A ideia inicial foi ter um guia que me mantivesse conectada com os pilares de uma vida mais equilibrada e tem dado certo, porque além do nome já ser um incentivo, cada letra me remete direto ao conceito da palavra que ela representa:
A de ATIVAR – são algumas formas de movimentar e conectar cada parte do corpo logo de manhã cedo.
M de MEDITAR – são gestos, posturas e imagens que integram corpo e mente num estado de mais plenitude.
A de ALIMENTAR – o foco aqui é a atenção e algumas regrinhas básicas, porque nosso corpo sabe o que precisa comer.
R de RESPIRAR – a intenção é experimentar formas e efeitos da respiração, porque essa é a primeira coisa que aprendemos ao nascer e a primeira que deixamos no automático.
SE de SERENAR – encontrei estímulos para me ajudar a ancorar boas sensações e escolher hábitos mais saudáveis.
Espero que esse depoimento seja um estímulo para que você pense na sua forma de AMAR.SE.
Se quiser saber mais sobre o método é só me escrever. Vou adorar trocar idéia com você. Beijin!
Deixe um comentário